Chema Heras relata em “Avós” a terna história de dois velhinhos, Manuel e Manuela, que aceitam com naturalidade as marcas dos anos. Manuela é coquete como uma rapariguinha e Manuel adora dançar com ela. Através de uma estrutura acumulativa e de um texto poético, “Avós” ensina-nos a encontrar a beleza através dos olhos do amor, mostra-nos todo o carinho que pode existir quando o corpo murcha e nos faz descobrir as vantagens de viver com um sorriso nos lábios. As ilustrações de Rosa Osuna põem em destaque, através da aguarela, o sentido lírico do texto, com um estilo simples e expressivo de cores suaves que insinuam a doçura contida nas personagens. Um álbum para crianças – sobre anciãos – que não tem idade, galardoado com o ‘Prémio Llibreter 2003’, outorgado pelo Grémio de Livreiros Catalães. Também foi incluído na lista “Os melhores de 2004” pelo Banco do Livro da Venezuela.
CHEMA HERAS (Ávila, 1957) É professor de inglês em Cambados (Pontevedra) e pertence ao conselho editorial de FAKTORÍA K DE LIBROS. Editou o livro de poesia “Nido de amor e cuna” (edição de autor, 1982) e uma colecção de contos para o ensino da leitura em galego intitulada “Bulebule”. Durante a sua estada na Austrália escreveu vários livros editados pelo Departamento de Educação de Nova Gales do Sul. Em 1990 publicou “A fuxida dos Nenos” (Ed. Sotelo Blanco).
ROSA OSUNA (Segóvia, 1961) Licenciada en Belas Artes (Madrid), na especialidade de Design. Trabalha no mundo do design, na ilustração de textos narrativos e na ilustração publicitária, actividades que combina com diferentes projectos, como cenografias para teatro e animação com plasticina. “Avós” foi o seu primeiro álbum ilustrado para crianças, ao qual se seguiu “Um presente diferente”, ambos editados pela KALANDRAKA. Como ela afirma: “Quando for grande quero pintar como as crianças, entender o espaço como elas, e poder condensar o mundo num desenho com a mesma simplicidade com que elas o fazem”.
Secção infantil, literatura, cor laranja.